Depois de disputar duas eleições pelo Partido NOVO, à prefeito em 2020 e à governador em 2022, e se desfiliar após o término dos respectivos pleitos por conta de uma imposição legal aos membros do Ministério Público, o agora ex-promotor Odair Tramontin se refiliou à sigla, desta vez em definitivo.
O ato de refiliação ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (8) em um almoço prestigiado por cerca de 200 pessoas, no Restaurante Moinho, em Blumenau. Lideranças locais e estaduais estiveram presentes, além de apoiadores e filiados.
Tramontin recebeu declarações de apoio de colegas de partido que estão cumprindo mandato, como o deputado estadual Matheus Cadorin, o deputado federal Gilson Marques, o prefeito de Ascurra Arão Josino e prefeito de Joinville Adriano Silva.
“Blumenau é uma das cidades mais importantes do Sul do Brasil e nós podemos trazer uma administração de sucesso pra cá, como aconteceu em Joinville”, declarou o presidente nacional do NOVO, Eduardo Ribeiro.
Discurso de humildade
Em seu discurso, Tramontin ressaltou que o NOVO nunca saiu do seu coração. Embora tivesse se desfiliado por conta da função pública que exercia como promotor de Justiça, nunca deixou de respeitar os valores e princípios do partido.
“A sociedade está órfã de bons políticos. A gente percebe esse desespero falando com todos os segmentos da sociedade. E nós do NOVO, humildemente, representamos esse fio de esperança na construção de uma política baseada em princípios e valores”, disse Tramontin.
Possíveis coligações
Tramontin também confirmou a informação de possíveis coligações, explicando o porquê da decisão do NOVO em abrir espaço para outros partidos no próximo pleito – diferentemente do que ocorreu nas eleições anteriores.
“Nós entendemos que não se chega ao poder sozinho e, sobretudo, não se governa sozinho. E é preciso que a gente reconheça que nós não temos monopólio de virtude e nem tudo que está aí é errado. Nós temos condições de nos aliar a pessoas do bem, que comungam dos mesmos ideais e, humildemente, unir forças para construção de uma cidade, um país, um mundo melhor”.
Trajetória política
Odair Tramontin teve a sua primeira experiência na política em 2020, quando concorreu ao cargo de prefeito de Blumenau. Ele foi a grande novidade naquela eleição, obtendo 22.846 votos, ficando na terceira posição no primeiro turno com 14,24%. Por apenas 2 mil votos, não passou para o segundo turno.
Em 2022, foi aprovado em um segundo processo seletivo do NOVO para o desafio de ser governador de Santa Catarina. Especialista em administração pública, conhecendo a máquina estatal, fez uma campanha limpa e propositiva, alcançando 114.087 votos em todo o estado.