Um importante projeto de lei que trata da segurança viária foi apresentado nesta quinta-feira (4) na Câmara de Blumenau. A proposta do vereador Emmanuel Tuca (NOVO) busca permitir que motociclistas utilizem as faixas exclusivas para ônibus – uma medida estratégica para reduzir acidentes e, principalmente, proteger vidas.
Dados alarmantes do ano de 2023, fornecidos pelo Escritório de Planejamento de Trânsito (EPT), revelam que Blumenau registrou um total de 2.650 acidentes no ano passado, sendo 1.449 envolvendo motociclistas. Estes números não só evidenciam a gravidade da situação, mas também destacam a vulnerabilidade dos motociclistas no tráfego.
“Com 87% dos motociclistas envolvidos em acidentes sofrendo ferimentos e 15 vidas tragicamente perdidas, é evidente a necessidade de ações para preservar vidas”, alerta o vereador Tuca. Hoje, o que se vê é um cenário desafiador, onde as faixas exclusivas para ônibus são subutilizadas, enquanto os motociclistas enfrentam condições perigosas ao disputar espaço com os carros”, reforça ele.
Como funcionaria a medida na prática
Reconhecendo que as motos ocupam um espaço menor e têm uma capacidade de retomada de velocidade superior à dos ônibus, a proposta busca conceder aos motociclistas a opção de utilizar as faixas destinadas ao transporte coletivo, especialmente em horários de baixa demanda, como nos finais de semana.
O projeto de lei apresentado visa proporcionar mais segurança aos motociclistas, sem comprometer a fluidez do transporte coletivo, que sempre terá prioridade. Por outro lado, os motociclistas terão que obedecer algumas condições, como trafegar com os faróis acesos, inclusive durante o dia, por exemplo.
Também fica proibida a circulação de motociclistas pela faixa da Rua Dois de Setembro (por se tratar de contrafluxo da via) e a realização de manobra de ultrapassagem a partir da faixa ou o retorno a este após realizar embarque ou desembarque fora dele.
Projeto pode beneficiar categoria em crescimento
O projeto surgiu considerando o significativo aumento do número de motocicletas na cidade, impulsionado pelo surgimento de aplicativos de entrega e transporte de passageiros. “Torna-se ainda mais urgente pensar em medidas que ofereçam proteção a esses trabalhadores”, declarou Tuca.
Além disso, é importante destacar o impacto dos acidentes de moto na sobrecarga dos hospitais locais. “Este projeto representa um passo significativo nessa direção, priorizando a segurança e o bem-estar dos cidadãos, enquanto promove um ambiente de tráfego mais seguro e eficiente para todos os usuários da via”, finaliza o vereador.