Está marcada para às 10h desta quarta-feira (18) a Sessão Solene de Diplomação dos vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028 na Câmara de Blumenau. Entre eles, está Bruno Win, empresário nascido em Blumenau, que vai assumir o cargo pela primeira vez.
Com 3.384 votos, Bruno vai representar o NOVO no Legislativo, ao lado do colega de partido Diego Nasato, que conseguiu se reeleger. Juntos, eles prometem defender valores e princípios, visando menos impostos e menos burocracia.
Para isso, o futuro vereador tem se preparado bastante. No mês de novembro, Bruno participou do Encontro de Lideranças do NOVO 2024, promovido pelo Diretório Nacional do partido, em Atibaia (SP). O evento contou com uma série de palestras e atividades de capacitação.
Foram quatro dias de imersão, com painéis com os temas: como usar o seu mandato de vereador para ampliar o seu potencial; o que deveriam ter me contado no início do meu mandato; e casos de sucesso: grandes entregas dos mandatos com vereadores reeleitos.
Reuniões com a comunidade para alinhar projetos
Além disso, desde que foi eleito, Bruno tem dedicado seu tempo em se reunir com a comunidade para alinhar projetos. Uma das principais pautas do seu início de mandato deve ser trabalhar pela redução do prazo para emissão de alvarás de construção e reformas, que atualmente demora mais de 1 ano.
“Hoje, muitos empreendedores acabam investindo em cidades vizinhas devido ao tempo para emissão do alvará de construção. Eles vão para lugares onde conseguem iniciar a obra mais rápido, como Pomerode, Penha, Bombinhas, Balneário Camboriú. Blumenau perde muito com isso”, avalia Bruno.
“São investimentos que deixam de ser feitos em nossa cidade, vagas de trabalho que deixam de ser geradas. O investidor não pode esperar tanto tempo assim e vai procurar outro município, onde o processo seja mais ágil”, explica o futuro vereador.
Para analisar a fundo essa situação, Bruno está fazendo dezenas de reuniões com representantes do setor da construção civil, engenharia e arquitetura. A ideia é dialogar com a Prefeitura de Blumenau a partir do ano que vem, especialmente com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
“Eu já montei uma pauta piloto do que a gente quer discutir com os secretários. Meu objetivo é marcar uma reunião no início de fevereiro, passar essas demandas da iniciativa privada, apresentar sugestões e buscar esse comprometimento do Executivo”, informa Bruno.
Até lá, novas reuniões continuam sendo agendadas e Bruno está à disposição para ouvir arquitetos, engenheiros e construtores. “É uma questão de gestão, que precisa ser resolvida. Acreditamos que, com as adequações necessárias, seja possível emitir esses alvarás dentro de 1 ou 2 meses”, finaliza.