Já está protocolado na Justiça Eleitoral o Plano de Governo dos candidatos à prefeito e vice de Blumenau, Odair Tramontin (NOVO) e Carlos Wagner “Alemão” (PSD).
O documento, que tinha prazo para ser apresentado até 15 de agosto, foi elaborado de forma conjunta, baseado nos princípios dos partidos e – principalmente – nas informações colhidas dos moradores e empresários da cidade.
Com 31 páginas, o documento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podendo ser acessado por qualquer cidadão. A base de tudo são os cinco princípios para uma Blumenau de um jeito NOVO. São eles:
1- Pessoas certas nos lugares certos;
2- Corrupção não tem perdão;
3- Governo para as pessoas;
4- Bairros no centro da gestão;
5- Blumenau grande de novo.
Eixos de atuação
O Plano de Governo de Tramontin e Alemão possui nove eixos de atuação. Confira abaixo:
Administração e gestão de pessoas: realizar processo seletivo para contratações, valorizar o servidor de carreira, combate implacável à corrupção, desestatização, mais eficiência nas compras públicas, ampliar serviços digitais, resgatar o papel do Conselho da Cidade e viabilizar projetos inovadores.
Desburocratização e empreendedorismo: criar um conselho para revogar leis inúteis, integrar e simplificar processos, estimular e atrair investimentos na área da tecnologia para posicionar Blumenau como referência e líder em inovação (Vale da Inovação).
Mobilidade, infraestrutura e zeladoria: grandes obras de infraestrutura, modernização do transporte coletivo, melhorar a mobilidade urbana, implantar e integrar ciclovias, expandir as possibilidades dos espaços públicos e privados, requalificar os parques já existentes e buscar parcerias público-privadas para novos espaços recreativos nos bairros, além de instituir um cronograma permanente de manutenção dos bairros e modernizar o Plano Diretor.
Segurança: capacitar a Guarda Municipal para atuar em vigilância e patrulhamento especialmente nas proximidades das escolas, fortalecer o programa Rede de Vizinhos com a PMSC, integrar sistemas de monitoramento, criar uma Central de Segurança integrada com as polícias, Guarda Municipal, Bombeiros, Exército e segurança privada, além de mapear áreas com maior índice de criminalidade e usar a tecnologia para combater o crime.
Saúde: ampliar o programa de telemedicina, cobrar do Governo do Estado um calendário de cirurgias eletivas, estabelecer parcerias com laboratórios para pôr fim na fila de exames, melhorar a estrutura das unidades de saúde, utilizar tecnologia de ponta nos procedimentos de saúde, unificar as informações dos pacientes, adotar uma gestão profissional das unidades, combater epidemias como a dengue e cobrar do Governo Federal mais investimentos na área.
Educação: mais vagas em creches, escola em tempo integral, premiar professores e profissionais das escolas com melhores desempenhos, desenvolver um currículo de contraturno com disciplinas como programação, robótica, empreendedorismo e tecnologia. Cartão Gestão com orçamento para pequenas manutenções nas unidades, educação inclusiva com apoio para crianças com necessidades de atenção especial e modernização da infraestrutura.
Turismo, cultura e lazer: consolidar a cidade como destino turístico de excelência, com destaque para a gastronomia e a cerveja artesanal, viabilizar a construção do Centro de Convenções e o Mercado Público, buscar uma solução definitiva para o SESI, resgate das atividades no Rio Itajaí-Açu, ecoturismo e lazer integrado à natureza, atrair a iniciativa privada para a criação de parques, além de captar investimentos na área. Valorizar artistas e eventos locais, atrair mais feiras e congressos, fortalecer a conexão com os clubes de caça e tiro, incentivo ao esporte de base, ao atleta e ao paradesporto.
Desenvolvimento social: regulação fundiária, implantar programa “Resgate da Dignidade” para pessoas em situação de rua, campanha para incentivar doações para o FIA/FMI, formação profissional e inserção no mercado de trabalho, assistência materna para cada nascimento no Hospital Santo Antônio pelo SUS, terceiro setor valorizado, programas de orientação para adolescentes sobre prevenção às drogas e gravidez precoce, atenção prioritária a idosos e crianças vulneráveis, além de incentivar a criação de um Centro de Apoio à Mulher com atendimento humanizado e integrado em um único local.
Meio ambiente e prevenção de desastres: gestão profissional e autônoma do Samae (afastando nomeações políticas), tratamento adequado do lixo, fiscalizar contrato de serviço para assegurar a coleta e o tratamento de esgoto, cobrar manutenção de barragens, dragagens dos rios e construção de diques, além de investir em um programa de rotina de inspeção dos equipamentos da Defesa Civil. Criar parques ciliares, combater ocupações irregulares em áreas de preservação, implementar um programa de cuidados, bem-estar e saúde animal.
Clique aqui e baixe em pdf o Plano de Governo da coligação Blumenau de um jeito NOVO.